Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Incógnita das Marcas


Você já se perguntou por que o simbolo da Nike é assim? Já se perguntou por que o simbolo da Apple é uma maça mordida e não uma maça inteira? E a BIC, o que tem a ver com aquele bonequinho? Essa e outras respostas sobre as marcas você vai encontrar nessa postagem.

Todo mundo já sabe que a marca vai muito além de um simples desenho ou uma simples fonte tem toda uma história que envolve essa marca e tem toda uma lógica explicando o motivo da marca ser essa e não aquela.


Um logotipo pode dizer muito, mas as vezes precisa de tradução. Conheça o sentido de algumas imagens vendedoras:

Apple A maça lembra Isaac Newton; a mordida o senso de descoberta.
Dove era marca exclusiva dos militares. Daí a pomba (em inglês, dove) da paz.
Abril Abril é primavera na Itália, país da família do fundador, daí o nome e a árvore verde.
Playboy Para seu criador, Hugh Hefner, o coelho traz “óbvias conotações sexuais”.
Michelin O simpático bonequinho é formado de pneus, produto da empresa.

Linux O criador do software achou uma foto de pinguim na rede e adotou o símbolo.
Lacoste Crocodilo era o apelido do aguerrido René Lacoste, criador da marca.
Perdigão A empresa nasceu na Vila dos Perdizes (outro nome para perdigão), hoje Videira (SC).
Hering Os peixes são arenques – em alemão, hering, sobrenome dos fundadores.
Nestlé O nome significa “ninhozinho” em francês, daó a família de pássaros.
Red Bull O combate de touros vermelhos representa a energia que a bebida dá.
Cavalera A fênix de duas cabeças representa a capacidade de renovação a cada coleção.

BMW A sigla significa “fábrica de motores da Bavária”, cuja bandeira está no círculo. (Outra versão: O centro é uma hélice estilizada girando, uma vez que antes de fabricar carros e motos, a empresa fazia aviões.)

   Bic O Bic Boy foi criado em 1961 para popularizar canetas entre crianças.
Olympikus Simples e direto: uma conexão com os anéis dos Jogos Olímpicos.
MSN A borboleta “captura a imaginação e a liberdade” de conversar no MSN.
Kibon A imagem busca harmonizar a forma de coração com a cosistência de um sorvete.
JAVA Parece erro de programação, mas java é uma gíria americana para café.
Agip Foi escolhido em um concurso na Itália e a loba (não um cão) mitológica tem seis patas para correr mais que a concorrência, e cospe fogo para trás para afastá-los. (Outra versão: As 6 patas somam 4 rodas do carro e 2 patas do motorista)

Bozzano É um B, mas também representa o movimento de passar o creme na bochecha.
Texaco A estrela e o T simbolizam o Texas, “o estado da estrela solitária”.
Volkswagen Para quem nunca reparou: há um V (“volks”) sobre o W (“wagen”).
Toyota O símbolo dé a fusão de todas as letras de TOYOTA. Perceba que você encontra todas elas truncadas no mesmo símbolo. (Outra versão: É um T estilizado e também um globo representando o potencial de expansão)

     Zoomp Repare que tem um Z no meio do raio, símbolo de energia criativa.
Banco do Brasil A forma parece abstrata, mas são dois bês entrelaçados.
Electrolux O “biquini fio-dental” é na verdade um E, bem achatado, sobre o sol.

Shell A “concha” da petrolífera vem do pai do fundador, que tinha uma coleção delas.


Globo É um globo com uma tela transmitindo…um globo!
Mercedes-Benz A estrela tem 3 pontas pela ambição do fundador de dominar terra, mar e ar.
Credicard Entre as elipses, um cartão de crédito que expande horizontes.
Malboro O abstrato M vermelho vem do filtro, vermelho.
Bradesco Cada elemento tem uma explicação, mas, em resumo, é uma árvore.

Mitsubishi Em japonês, significa literalmente “3 diamantes” representados na marca.

HSBC Os triângulos brancos são um H e os vermelhos simbolizam expansão.
Yamaha São 3 diapasões (instrumentos de afinação), pela origem musical da marca.
Hyundai O H mostra (ou deveria mostrar) duas pessoas trocando um aperto de mãos.
Carrefour Tem quem nunca tenha enxergado o C subliminar entre as cores da frança. (Versão circulada na internet: O "C" seria preto, mas a tinta havia acabado e as impressões sairam assim. O dono viu e gostou.)

Adidas A “florzinha” é na verdade oum mapa-múndi dividido em 3.

Audi Os 4 círculos representam a união de 4 empresas que formaram a montadora.

Nike Não são as “asas da vitória” mas um símbolo abstrato, escolhido em concurso.
Atari O fundador americano curtia tanto o Japão que se inspirou no monte Fuji.
Terra As elipses formam uma janela que transporta o internauta para outros mundos.
UOL É o universo e, dentro dele várias órbitas de corpos celestes que se cruzam.
Sony Ericsson Com muita boa vontade, você vê na bolinha um S e um E minúsculo.


Post retirado do Bróguinho e ajustado conforme auxílios de visitantes do mesmo.

Ajude o blog sendo o primeiro a comentar.

Postar um comentário

- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.