Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O porquê de torcer


Ontem a Holanda venceu o Uruguai pela semifinal da Copa do Mundo. Recebi telefonemas parabenizando e divulguei isso para alguns. A maioria pergunta, "por que a Holanda?", outros acham que comecei a torcer esses dias, só porque tá ganhando.

Não é bem assim, o gosto pela Holanda vem desde os 7 pra 8 anos. Era a época que eu comecei a me apaixonar de fato por futebol. Minha primeira Copa do Mundo! Eu assistia todos os jogos possíveis, e um deles me chamou a atenção: Bélgica x Holanda. Se não me engano era a estreia de ambas. Aquela camisa laranja era muito convidativa a mim. Fora aqueles jogadores estilosos em campo, como o Kluivert, o Davids... Tinha gostado deles!

O final do jogo foi 0x0, daqueles de se cochilar durante o jogo. Mas, meu interesse pela Holanda estava plantado. Daí em diante fui perguntar pras pessoas (tios, avô...) sobre essa tal seleção laranja. Aprendi sobre a Laranja Mecânica, que encantou o futebol na década de 70, mas que não havia conseguido vencer...Tudo que eu ouvia me encantava ainda mais.

Fui acompanhando eles na Copa com entusiasmo. E, eles, vencendo. Até que chegou a semifinal da Copa: Brasil x Holanda. Tenso. Eu te juro que eu não torci contra o Brasil, mas também te garanto que não torci contra a Holanda. Pra mim era uma superpotência tetracampeã do mundo (ou seja, "divida com os demais, seu Brasil egoísta!") contra o time que eu admirava e nunca tinha ganhado nada. Sempre gostei dos mais fracos. Em contrapartida, era meu país e a felicidade dos que eu convivia, contra torcedores que eu nem conhecia, mas que me passavam o sentimento de que mereciam vencer pela primeira vez. Decidi torcer pro empate, e que nos pênaltis qualquer um vencesse. Sabe qual o resultado do jogo? 1x1 e jogo decidido nos pênaltis. \o/ hehe... O Brasil venceu e foi pra final passar aquela vergonha contra a França. Que deixasse a Holanda passar então! ;P


Enfim, ano após ano, li mais e mais sobre a Holanda. Acompanhei jogos, e fui gostando ainda mais. Sempre afirmei que torcia pra eles, e não pro Brasil. Não é uma coisa de ontem pra hoje, ou de um ano pra cá. Falo desde que me conheço por gente.

PS: Aaacho que torci pro Brasil esse ano. Comecei pensando a mesma coisa de 98: que empatem e o vencedor saia nos pênaltis, mas, com o decorrer do jogo, a tensão e a animação das pessoas que eu me importo valem muito mais que uma simpatia qualquer. Comecei a torcer pelo Brasil, e fiquei chateado com a derrota. Muito menos do que se fosse pra outra seleção, mas fiquei.


------------------------------------------------------------------------------
Orlando Magic - NBA


Eu comecei a torcer pelo Magic por besteira também.
Quando eu era bem pequeno, saiu um jogo de NBA pro PSX (PlayStation 1). Eu não conhecia time algum. Meus amigos/primos sempre pegavam os melhores, óbvio. Na época, o Bulls ainda era forte, o Celtics e o Lakers sempre bons, enfim.

Eu desde cedo era do contra. O que fazia? Pegava o time mais "diferente" do resto. Fui procurar o pior. Achei 3 bem ruins: 1 era verde (lembrava o Celtics que outro amigo jogava), outro vermelho (lembrava o Bulls que a maioria pegava), e o Magic, azul. Totalmente exclusivo! Era isso mesmo que eu queria! Daí em diante passei a escolher sempre o Magic pra jogar.

Quando eu comecei a ver NBA, mantive esse gosto por eles, mesmo sem torcer, torcer de fato. Com o tempo o gosto virou torcida, e pra minha felicidade, o Magic veio evoluindo ano após ano. Em 2009 foi campeão de conferência, perdendo a final pro Lakers, e esse ano foi vicecampeão de conferência, sendo derrotado pelo Celtics.

PS: Magic é de Orlando. Orlando, Flórida. Local de praias, estúdios de gravação... Sede de alguns dos principais parques do mundo, incluindo o SeaWorld (passa direto na Record) e a Disney... Escolhi bem, falaí. 8)

------------------------------------------------------------------------------

Outro dia posto sobre o Palmeiras. Acho justo o amor da minha vida ter uma postagem única e exclusiva.

1 comentário:

Unknown disse... Responder comentário

Olá Felipe, tudo bem? Gostei muito do seu blog e estou seguindo para prestigiá-lo. Eu gostaria muito de fazer uma divulgação do seu blog no meu blog de parceiros. Basta você digitar um texto bem bacana sobre o seu blog, e me enviar por e-mail. Qualquer dúvida sobre o texto, leia algumas postagens do meu blog de parceiros para se inspirar.Também ficarei muito feliz se você quiser fazer parceria. Conto com a sua visita nos meus blogs. Abraço!

http://wwwrudamon.blogspot.com (o www é sem ponto mesmo)
http://parceirosrudamon.blogspot.com
http://rudamon.blogspot.com


e-mail/msn:
demetrioguimaraes@yahoo.com.br

Postar um comentário

- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.